Para alunos brasileiros, adquirir a fluência em um idioma estrangeiro parece algo quase inalcançável. Você já se perguntou o porquê?
O problema começa com o conceito de estudar. A maioria dos estudantes vê a parte do estudo como algo que se faz única e exclusivamente sozinho com o livro didático aberto e sem interação alguma com qualquer outra fonte de conteúdo.
Poréééém….
Quando perguntamos aos nossos alunos se eles incluem a prática de inglês na rotina, cerca de 80% disseram não o fazer com frequência nem como deveriam…
Aí, já tivemos um problema.
Percebeu como muitos têm dificuldade de associar o estudo à prática?
Alguns estudiosos creem que isto ocorra, pois, a maioria tende a usar as mesmas técnicas de “estudo” de conteúdos puramente teóricos/abstratos com o desenvolvimento linguístico.
Ao fazerem isto, esquecem que é possível aprender idiomas sem estudar.
O foco deve ser praticar. ‘Como?!’ você deve estar me perguntando. Simples, de qualquer maneira que você consiga. Com qualquer assunto que goste. Em qualquer contexto que você já esteja imerso.
“Aprender uma língua estrangeira é mais ou menos como aprender a apreciar a pintura, a música, a poesia etc.
A razão, muitas vezes, tem de dar lugar à sensibilidade.”Ulisses Wehby de Carvalho
Parece uma proposta meio absurda já que existem tantas escolas e métodos diferentes de aprendizagem de inglês, mas acredite: é possível. Você tem que se sentir bem para se motivar e tirar o melhor proveito daquilo que quer aprender!
Sempre sugerimos doses diárias de prática e exposição ao idioma. 15 ou 20 minutos diários, consistentemente farão maravilhas a você e a sua jornada de aprendizado. Não espere ter 1 ou 2 horas duas vezes na semana para estudar inglês.
Lembre-se, um pouquinho por dia é melhor do que nada.
Mas a grande questão é traçar metas pequenas, mas atingíveis e realistas. Não adianta sonhar em ficar fluente em 3 meses (por que isto é mentira, viu?!) ou querer falar com um sotaque X em 6 meses.
Aprender inglês não tem que ser um sacrifício e sim algo super prazeroso. Então anota algumas dicas pra tornar seu aprendizado mais leve:
- Troque o idioma dos seus aparelhos para inglês;
- Assista as suas séries e filmes em inglês com legenda em inglês;
- Monte uma playlist com músicas em inglês;
- Tenha um amigo – ou use um app – para conversar em inglês assuntos do dia-a-dia;
- Insira o inglês na sua rotina. Quando você menos perceber, já estará falando melhor do que imaginava ser possível.
É tudo uma questão de mindset. Pareceu muito coach? Ok, então substitua mindset por prática.
É tudo uma questão de prática.