Você sabia que há uma comemoração anual, originada nos Estados Unidos, que relembra a contribuição dos negros à vida política e cultural?
O Black History Month, também conhecida como Mês da História Afro-Americana (African-American History Month), já recebeu reconhecimento oficial dos governos dos Estados Unidos e Canadá e, mais recentemente, na Irlanda, Países Baixos e Reino Unido.
Bora conhecer um pouco mais sobre esta celebração anual que diz tanto sobre a cultura norte-americana?
- O mês da história negra foi criado para dar atenção as contribuições dos afro- americanos aos Estados Unidos em todos os períodos da história do país;
- A celebração começou como uma forma de relembrar pessoas e acontecimentos importantes na história do fenômeno sociocultural e histórico devido à migração africana forçada para outros continentes devido ao processo escravagista;
- A comemoração teve início em 1915, quando percebeu-se que a história negra não era incluída nos livros escolares;
- O mês de fevereiro foi escolhido para abranger o aniversário de Frederick Douglas (abolucionista) e do ex-presidente Abraham Lincoln (que liderou os EUA durante a Guerra Civil, para o fim da escravidão no país.), enquanto na Irlanda, Países Baixos e Reino Unido é comemorado em outubro.
- Todo ano é escolhido um tema. Em 2023 o escolhido foi “Black Resistence” (resistência negra) para reconhecer e celebrar a resistência da comunidade negra à opressão em todas as formas, especialmente ao terrorismo racial e a violência policial;
- Uma das figuras mais destacadas durante o Black History Month é o Dr. Martin Luther King Jr, que lutou por direitos iguais na década de 1950 e 60, e seu famoso discurso “I have a dream”.
Parafraseando Dr. Martin Luther King Jr: “Que um dia possámos viver em uma nação onde ninguém seja julgado pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.”
Por mais triste e surreal que seja, em pleno 2023 esta situação ainda se mostra atemporal. Façamos com que este pensamento se torne realidade hoje, para que vivamos o mundo ideal amanhã!